Nueva Convocatoria

 


Dossiê Revista Hawò /Dossier Hawò Journal

 

Organização:

Andréa Dias Vial

Manuelina Maria Duarte Cândido

Nei Clara de Lima

Ritxoko é ouro!” – prazo: 20 de janeiro de 2022 - https://www.revistas.ufg.br/hawo

Neste número a Revista Hawò pretende publicar os resultados alcançados até agora pelo Projeto Presença Karajá: cultura material, tramas e trânsitos coloniais, fazendo uma espécie de balanço dos quatros anos de sua primeira etapa. No intervalo desse tempo, o projeto mapeou as coleções de ritxoko, conhecidas como ‘bonecas Karajá’, em setenta e sete museus brasileiros e estrangeiros, ao mesmo tempo em que buscou reconstituir a trajetória de formação dessas coleções, as redes de relações constituídas entre pesquisadores, instituições e os grupos indígenas Karajá, seus produtores, além de realizar estudos deste artefato – originalmente um brinquedo de crianças –, tendo o foco nos adornos corporais e indumentárias usados para ‘vestir’ essas bonecas. Por se tratar de um projeto interdisciplinar que engloba os campos da Antropologia, Museologia, Arqueologia, dentre outros, temos interesse em receber artigos e resultados de pesquisas, realizadas em diferentes partes do mundo, em que as interfaces desses campos sejam colocadas em discussão. Serão especialmente bem-vindos os trabalhos que, na perspectiva acima apontada, estejam comprometidos com as culturas indígenas e a compreensão de sua inserção na contemporaneidade, especialmente nos circuitos museológicos e patrimoniais.

Com esta publicação, pretendemos fomentar e ampliar o debate sobre as formas e os impactos que o retorno ou o compartilhamento de acervos etnográficos com os povos indígenas trazem para os diferentes atores envolvidos nos processos de seleção, aquisição, documentação, conservação e extroversão das coleções salvaguardadas em museus. O título “Ritxoko é ouro!” retoma uma frase de Mahuederu, ceramista-mestra, mobilizando, em sua fala, os valores simbólicos e econômicos ligados à sua produção. Para este dossiê nos interessamos também por reflexões em torno destas questões, que envolvem outras circulações das ritxoko, não somente ligadas às instituições de preservação, mas também ao comércio e ao turismo. Por último, mas não menos importante, pretendemos, nas confluências dessas pesquisas, contribuir para a reflexão do potencial pedagógico que os estudos dessas coleções trazem para o campo da educação museal e para a formação de professores em todos os níveis de ensino, do básico ao superior. Quiçá professores indígenas possam apresentar seus textos!

 

Ritxoko es oro!" – plazo: 20 de enero de 2022 - https://www.revistas.ufg.br/hawo

En este número, la Revista Hawò pretende dar a conocer los resultados alcanzados hasta ahora por el Proyecto Presencia Karajá: cultura material, tramas y tránsitos coloniales, haciendo una puesta en valor de los cuatro años de su primera etapa. En ese período, el proyecto mapeó las colecciones de ritxoko, conocidas como 'muñecas Karajá', en setenta y siete museos brasileños y extranjeros, al mismo tiempo que buscaba reconstruir la trayectoria de formación de esas colecciones, las redes de relaciones formadas entre investigadores, instituciones y grupos indígenas Karajá, sus productores, además de realizar estudios de ese artefacto - originalmente un juguete para niños -, enfocándose en los adornos corporales y ropas utilizadas para 'vestir' esas muñecas. Por tratarse de un proyecto interdisciplinario que engloba los campos de la Antropología, Museología, Arqueología, entre otros, nos interesa recibir artículos y resultados de investigaciones realizadas en diferentes partes del mundo, en las que se pongan en discusión las interfaces de esos campos. Serán especialmente bien recibidos trabajos que, en la perspectiva antes mencionada, estén comprometidos con las culturas indígenas y la comprensión de su inserción en la época contemporánea, especialmente en los circuitos museológicos y patrimoniales.

Con esta publicación pretendemos fomentar y ampliar el debate sobre las formas e impactos que la devolución o intercambio de colecciones etnográficas con los pueblos indígenas proporciona a los diferentes actores involucrados en los procesos de selección, adquisición, documentación, conservación y extroversión de las colecciones salvaguardadas en los museos. El título "¡Ritxoko es oro!" retoma una frase de Mahuederu, maestra ceramista, movilizando, en su discurso, los valores simbólicos y económicos ligados a su producción. Para este dossier también nos interesan las reflexiones sobre esos temas, que involucran otras circulaciones de ritxoko, no solo vinculadas a las instituciones de preservación, sino también al comercio y al turismo. Por último, pero no menos importante, pretendemos, en la confluencia de estas investigaciones, contribuir a la reflexión del potencial pedagógico que los estudios de esas colecciones aportan al campo de la educación museística y a la formación de profesores en todos los niveles educativos, desde la enseñanza básica hasta la educación superior. ¡Quizás los maestros indígenas puedan presentar sus textos!

 "Ritxoko is gold!" - deadline: 20 January 2022 - https://www.revistas.ufg.br/hawo

In this issue, Revista Hawò publishes the results achieved so far by Karajá Presence project: material culture, weaves and colonial transits', reviewing four years of work, since its start. Throughout this time the project mapped collections of ritxoko, known as 'Karajá dolls', in seventy-seven Brazilian and foreign museums, at the same time that it sought to rebuild the paths that resulted in these collections, the networks of relationships formed among researchers, institutions and Karajá indigenous groups and the women who make these dolls, originally a children's toy. Moreover, it studied these artefacts focusing on body adornments and costumes used to 'dress' these dolls. As it is an interdisciplinary project that encompasses the fields of Anthropology, Museology, Archaeology, among others, we are interested in receiving articles and research results, carried out in different parts of the world, in which the interfaces of these fields can get into the discussion. Especially welcome works that, in perspective mentioned above, are committed to indigenous cultures and the understanding of their insertion in contemporary times, especially in museological and cultural heritage circuits.

With this publication, we intend to foster and expand the debate on the forms and impacts that the return or sharing of ethnographic collections with indigenous peoples bring to the different actors involved in processes of selection, acquisition, documentation, conservation, education, exhibition and interpretation of these collections safeguarded in museums. The title "Ritxoko is gold!" takes up a phrase by Mahuederu, master ceramicist, using, in her speech, the symbolic and economic values linked to her craft-work. For this issue, we are also interested in papers discussing the themes mentioned above, which involve other circulations of ritxoko, not only linked to its institutional preservation but also commercial circuits and tourism sector. Last but not least, we intend, at the confluence of these researches, to contribute to the discussion of the pedagogical potential these collections studies bring to the field of museum education and teachers' training at all levels of education. Perhaps indigenous teachers can present their texts!

 

 

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