Nueva Convocatoria
Dossiê Revista Hawò /Dossier Hawò Journal
|
Organização: Andréa Dias Vial Manuelina Maria Duarte Cândido Nei Clara de Lima |
“Ritxoko é
ouro!” – prazo: 20 de janeiro de 2022 - https://www.revistas.ufg.br/hawo
Neste número a Revista Hawò pretende publicar os resultados alcançados até agora pelo
Projeto Presença Karajá: cultura
material, tramas e trânsitos coloniais, fazendo uma espécie de balanço dos
quatros anos de sua primeira etapa. No intervalo desse tempo, o projeto mapeou
as coleções de ritxoko, conhecidas como ‘bonecas
Karajá’, em setenta e sete museus brasileiros e estrangeiros, ao mesmo
tempo em que buscou reconstituir a trajetória de formação dessas coleções, as
redes de relações constituídas entre pesquisadores, instituições e os grupos indígenas
Karajá, seus produtores, além de realizar estudos deste artefato –
originalmente um brinquedo de crianças –, tendo o foco nos adornos corporais e
indumentárias usados para ‘vestir’ essas bonecas. Por se tratar de um projeto
interdisciplinar que engloba os campos da Antropologia, Museologia, Arqueologia,
dentre outros, temos interesse em receber artigos e resultados de pesquisas,
realizadas em diferentes partes do mundo, em que as interfaces desses campos
sejam colocadas em discussão. Serão especialmente bem-vindos os trabalhos que,
na perspectiva acima apontada, estejam comprometidos com as culturas indígenas
e a compreensão de sua inserção na contemporaneidade, especialmente nos
circuitos museológicos e patrimoniais.
Com esta publicação, pretendemos fomentar e
ampliar o debate sobre as formas e os impactos que o retorno ou o
compartilhamento de acervos etnográficos com os povos indígenas trazem para os
diferentes atores envolvidos nos processos de seleção, aquisição, documentação,
conservação e extroversão das coleções salvaguardadas em museus. O título “Ritxoko
é ouro!” retoma uma frase de Mahuederu, ceramista-mestra, mobilizando, em sua
fala, os valores simbólicos e econômicos ligados à sua produção. Para este
dossiê nos interessamos também por reflexões em torno destas questões, que
envolvem outras circulações das ritxoko, não somente ligadas às instituições
de preservação, mas também ao comércio e ao turismo. Por último, mas não menos
importante, pretendemos, nas confluências dessas pesquisas, contribuir para a
reflexão do potencial pedagógico que os estudos dessas coleções trazem para o
campo da educação museal e para a formação de professores em todos os níveis de
ensino, do básico ao superior. Quiçá professores indígenas possam apresentar
seus textos!
"¡Ritxoko es
oro!" – plazo: 20 de enero de 2022 - https://www.revistas.ufg.br/hawo
En este número, la Revista
Hawò pretende dar a conocer los resultados alcanzados hasta ahora por el
Proyecto Presencia Karajá: cultura material, tramas y tránsitos coloniales,
haciendo una puesta en valor de los cuatro años de su primera etapa. En ese período, el proyecto mapeó las
colecciones de ritxoko, conocidas como 'muñecas Karajá', en
setenta y siete museos brasileños y extranjeros, al mismo tiempo que buscaba
reconstruir la trayectoria de formación de esas colecciones, las redes de
relaciones formadas entre investigadores, instituciones y grupos indígenas
Karajá, sus productores, además de realizar estudios de ese artefacto -
originalmente un juguete para niños -, enfocándose en los adornos corporales y ropas
utilizadas para 'vestir' esas muñecas. Por tratarse de un proyecto
interdisciplinario que engloba los campos de la Antropología, Museología,
Arqueología, entre otros, nos interesa recibir artículos y resultados de
investigaciones realizadas en diferentes partes del mundo, en las que se pongan
en discusión las interfaces de esos campos. Serán especialmente bien recibidos
trabajos que, en la perspectiva antes mencionada, estén comprometidos con las
culturas indígenas y la comprensión de su inserción en la época contemporánea,
especialmente en los circuitos museológicos y patrimoniales.
Con esta publicación
pretendemos fomentar y ampliar el debate sobre las formas e impactos que la
devolución o intercambio de colecciones etnográficas con los pueblos indígenas proporciona
a los diferentes actores involucrados en los procesos de selección,
adquisición, documentación, conservación y extroversión de las colecciones
salvaguardadas en los museos. El título "¡Ritxoko es oro!"
retoma una frase de Mahuederu, maestra ceramista, movilizando, en su discurso,
los valores simbólicos y económicos ligados a su producción. Para este dossier
también nos interesan las reflexiones sobre esos temas, que involucran otras
circulaciones de ritxoko, no solo vinculadas a las instituciones de
preservación, sino también al comercio y al turismo. Por último, pero no menos
importante, pretendemos, en la confluencia de estas investigaciones, contribuir
a la reflexión del potencial pedagógico que los estudios de esas colecciones
aportan al campo de la educación museística y a la formación de profesores en
todos los niveles educativos, desde la enseñanza básica hasta la educación
superior. ¡Quizás los maestros indígenas puedan presentar sus textos!
In this issue,
Revista Hawò publishes the results achieved so far by Karajá
Presence project: material culture, weaves and colonial transits', reviewing
four years of work, since its start. Throughout this time the project mapped
collections of ritxoko, known as 'Karajá dolls', in seventy-seven
Brazilian and foreign museums, at the same time that it sought to rebuild the
paths that resulted in these collections, the networks of relationships formed
among researchers, institutions and Karajá indigenous groups and the
women who make these dolls, originally a children's toy. Moreover, it studied
these artefacts focusing on body adornments and costumes used to 'dress' these
dolls. As it is an interdisciplinary project that encompasses the fields of
Anthropology, Museology, Archaeology, among others, we are interested in
receiving articles and research results, carried out in different parts of the
world, in which the interfaces of these fields can get into the discussion.
Especially welcome works that, in perspective mentioned above, are committed to
indigenous cultures and the understanding of their insertion in contemporary
times, especially in museological and cultural heritage circuits.
With this
publication, we intend to foster and expand the debate on the forms and impacts
that the return or sharing of ethnographic collections with indigenous peoples
bring to the different actors involved in processes of selection, acquisition,
documentation, conservation, education, exhibition and interpretation of these
collections safeguarded in museums. The title "Ritxoko is
gold!" takes up a phrase by Mahuederu, master ceramicist, using, in her
speech, the symbolic and economic values linked to her craft-work. For this
issue, we are also interested in papers discussing the themes mentioned above,
which involve other circulations of ritxoko, not only linked to its
institutional preservation but also commercial circuits and tourism sector.
Last but not least, we intend, at the confluence of these researches, to
contribute to the discussion of the pedagogical potential these collections
studies bring to the field of museum education and teachers' training at all
levels of education. Perhaps indigenous teachers can present their texts!
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